sábado, 11 de fevereiro de 2012


Bom dia.
Tanto clichê de recomeço por aí...
-Fim do ano, comece o ano novo com o pé direito, comprando uma casa nova. Venha recomeçar com um novo emprego! Compre esta incrível geladeira com a primeira parcela só depois do inicio do ano novo!-
Levam a história de recomeçar para um lado tão materialista que dá um nojo.
Eu considero essa história de ano novo como apenas um apelo ao consumismo. Como se pegassem um ano inteiro e enchessem ele de esperanças para que as pessoas se iludam e apostem todo o seu dinheiro tentando fazer dele o melhor do melhor dos anos. 
Será que não percebem que elas querem que não só o ano novo seja o melhor, como toda a vida? Para isso teriam que continuar investindo e investindo atrás de uma felicidade instantânea que parece ser garantida apenas com aquele carro-de-cambio-automático-e-quatro-portas ou com aquela casa-de-dois-andares-com-piscina-e-banheira-de-hidromassagem. Mas e quando você tiver tudo o que deseja? Sua vida vai continuar, os anos vão se renovando. E você? Fará oque?
Não sei se já perceberam, mas eu estou tomando um novo rumo nesse texto, sobre a tal “procura pela felicidade”. Mas se vocês querem realmente saber, recomeçar e procurar pela felicidade são duas coisas extremamente paralelas, são diferentes, mas seguem o mesmo caminho. Recomeçamos para sermos mais felizes, para dar certo. E procuramos pela felicidade, para, bom, dar certo e sermos mais felizes.
Não gosto de imaginar o recomeço como um “ano novo” da nossa vida. Acho que recomeços são mais constantes que se imagina, já parou pra pensar quantos recomeços você já fundou? 
O recomeço mais esperto da sua vida após aquele falso amigo que te passou a perna. 
O recomeço mais forte depois daquela desilusão amorosa. 
O recomeço mais persistente após aquele grande objetivo não alcançado, como uma reprovação em um ano escolar ou em um vestibular, ou até ir mal em uma prova. 
Por toda essa movimentação na nossa vida, eu prefiro encarar um recomeço como um novo dia. Não importa quantas dificuldades você passou ontem (ou no passado), a vida te dá um novo dia inteiro (ou o presente) para você seguir em frente e consertar -do modo que melhor te convir- o que não funcionou ontem, para assim fazer um amanhã (ou um futuro) mais feliz e mais certo pra você.






Bom dia, são 23h54min, e eu decidi recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário